***paz, amor e liberdade***

segunda-feira, abril 02, 2007

A-cultura

Dizem-me algumas vezes "ah, tens a mania que és intelectual!" e eu pergunto “que raio é que isso quer dizer? É por gostar de falar e ler sobre determinados assuntos? Será pelo meu interesse pela arte, pela música que (quase) ninguém gosta, pelos filmes que não interessam a (quase) ninguém, pelo teatro que afinal nunca vou assistir? Zás! Lá tenho eu mais um defeito! Mais um, menos um não fará grande diferença no meu saco já tão cheio.

No entanto, este tipo de observação não deixa de me provocar um pouco de comichão. Afinal de contas, gostos não se discutem! Aliás, respeitam-se, aceitam-se e, se possível, compreendem-se. É na diferença que reside a riqueza de uma sociedade, mesmo que seja a igualdade que a identifica. Digam-me para onde iríamos se todos ouvíssemos a mesma rádio de manhã à noite, se todos achássemos a gastronomia estrangeira esquisita, se todos votássemos no mesmo partido político? - Vou mais longe! Apetece-me! - O que seria da cultura que não se vende nos shoppings se ninguém a consumisse, o que seria da arte e dos artistas se não houvesse por aí tanta gente “armada em intelectual” e em diferente da maioria?

Se observarmos, encontramos no “mundo” da arte um espírito rebelde que ousa não se vergar aos costumes tidos, pela sociedade, por correctos. Penso que existe também muito fascínio envolto a esse universo, mas acredito que aqueles que sentem dificuldade em encontrar o seu lugar na sociedade em geral, podem sim identificar-se com aquele espírito de insubmissão.

Fico-me por aqui quanto a este assunto, mas não antes de sugerir o filme “Frida”.

5 Comments:

Blogger digoeu said...

a cultura é o que fica quando se esquece tudo o resto, é a voz de um povo, de uma forma de agir em sociedade!Mais ou menos marginal...isso é outro tema...
depois há os bacocos...que também é outro tema!
;)

quarta-feira, 04 abril, 2007

 
Blogger albuquerque said...

finalmente um post sem água!!
;)
ufa!!!
sem cultura, no sentido lato, não há Homem.
mesmo os meninos selvagens transportam a "cultura" da selva!
;)
e ainda que dificilmente se aprenda com histórias alheias, a cultura é a Biblioteca da Humanidade!às Vezes vale a pena espreitar!
;)

quarta-feira, 04 abril, 2007

 
Blogger nandokas said...

Cultura, o que é? Ora bem, vamos lá procurar no sítio certo, isto é, no dicionário. Então, temos:
1. acção de cultivar a terra; 2. produto do cultivo da terra; 3. conjunto das técnicas necessárias para obter do solo produtos vegetais para consumo; agricultura; 4. Biologia: método para fazer crescer microorganismos num meio favorável ao seu desenvolvimento; 5. Biologia: os microorganismos assim obtidos; 6. desenvolvimento de certas faculdades através da aquisição de conhecimentos; educação; 7. conjunto dos conhecimentos adquiridos que contribuem para a formação do indivíduo enquanto ser social; saber; 8. conjunto de costumes, de instituições e de obras que constituem a herança de uma comunidade ou grupo de comunidades; 9. sistema complexo de códigos e padrões partilhados por uma sociedade ou um grupo social e que se manifesta nas normas, crenças, valores, criações e instituições que fazem parte da vida individual e colectiva dessa sociedade ou grupo.
Ufa, esta 'coisa' da cultura não é tão simples como parece á primeira vista! E as definições acima referidas traduzem diversos aspectos da 'cultura', sendo que, qualquer um deles, é extremamente importante na nossa vida, não é?
E, pronto, aqui fica o meu apontamento 'cultural', que abarca as couves e as batatas da sopa do almoço, o cd do Vivaldi que ouvi ontem à tarde, a explicação à minha neta, também à tarde, do modo de resolver uma conta de dividir com decimais, o segundo episódio do 'Portugal, um Retrato Social' da autoria de António Barreto que vi ontem à noite e, ainda, um filme que, esta madrugada, apanhei a meio na RTP1 e do qual não sei o título porque, entretanto, adormeci no sofá...
Beijinhos.

quarta-feira, 04 abril, 2007

 
Blogger Pétala said...

Efectivamente, o que seríamos de nós sem a "agri-cultura" :) e sem a diversidade cultural que claramente enriquece a humanidade. E concordo que se deva olhar para cultura no sentido sentido amplo, conforme menciona digoeu.

Gosto de passar aqui de vez em quando e é bom qundo há novidade. ;)

quinta-feira, 05 abril, 2007

 
Anonymous Anónimo said...

O Roberto Gomes, um cara que eu respeito demais, afirma em sua "Crítica da Razão Tupiniquim" que, aqui no Brasil, há muito mais filosofia nas letras do Chico Buarque do que nos textos dos nossos pretensos filósofos, que seriam uma espécie de papagaios bem treinados a repetir conceitos que decoraram na cátedra. Pois é amiga, acho que isso vale também para a cultura. O filme da Frida eu sorvi com o maior prazer. Um abraço.

sexta-feira, 06 abril, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home