***paz, amor e liberdade***

quarta-feira, abril 11, 2007

A Caça ao Sonho

Um dos mais recentes anúncios publicitários da vodafone é fantástico. Não sei se tiveram oportunidade de o apreciar, já que na publicidade tempo é dinheiro e a enorme mensagem que alguns anúncios transmitem, cabe em apenas alguns segundos. A maioria das vezes não lhes presto a devida atenção, ficando a pairar a mensagem que interessa à marca e pouco mais.

Porém, ocasionalmente, acontece-me de estar mais relaxada, apartada do stress e… eis que descubro uma obra de arte num anúncio publicitário! A sequência de imagens parece então passar mais lentamente e o meu cérebro acompanha atentamente a sua mensagem. A publicidade pouco me interessa e é raro que seja ela a levar-me ao consumo em si. Agora, que há mentes fantásticas a trabalhar nessa área há!

O tal anúncio da vodafone é um desses que acho bons. Fala sobre a perseguição aos sonhos, aqueles sonhos que temos desde criança e que ao longo da vida se vão esbatendo por motivos diversos. Na micro história do anúncio, a conquista do sonho é vista como resultado da corrida incansável e obstinada para o alcançar. Uma persecução sem desvios, impenetrável às influências externas que são, por exemplo: as opiniões alheias, a falta de oportunidades, a incredibilidade de cresce connosco à medida que amadurecemos, os desvios da vida, etc.

E penso: qual dos meus sonhos me acompanhará há mais tempo? Se pensar muito, concluo que nenhum dos sonhos é suficientemente importante para mim para que eu, obstinadamente o persiga. Talvez tenha preguiça, até acho que é bem provável que seja isso. Custa-me nomear um objectivo de vida, passando a ter a responsabilidade de o alcançar. No entanto, quem me conhece sabe que não vivo de braços cruzados - J, mas nada me tem aquele sabor de “nasci para isto”.

Bom, seja como for, há um sonho que posso dizer ser o mais velhinho cá dentro. Descobri-o com cerca de 15 anos, pelo que já tem quase 12… a vontade de escrever! Fazer disso a minha vida! Com 16 anos dizia que ia ser escritora! Mas qual quê! Escrever requer dom, conhecimento e muito trabalho. Talvez se a minha mãe tivesse achado engraçadas algumas das minhas letrinhas…

De qualquer modo sim! Penso que se tivesse perseguido inflexivelmente esse meu sonho, talvez hoje estivesse no bom caminho. Ainda sou nova, bem sei, mas teria sido essencial direccionar a minha vida académica nesse sentido. Enquanto não teimo nessa tecla, vou-me consolando a escrevinhar por aqui, sem grande rigor e nem sempre dando o meu melhor, mas alimentando a esperança que poderei precisar um dia.

2 Comments:

Blogger nana said...

publicar mais já é um passo!!
Quanto ao anúncio ainda não vi bem e quanto aos sonhos já dizia o poeta Sebastião da Gama: "Pelo sonho é que vamos" por isso te desejo que cada dia te nasça um sonho com o novo dia!
;)
e vai escrevendo!

quinta-feira, 12 abril, 2007

 
Blogger Ismael said...

Não é preciso vida académica... basta pensar no dr. médico Lobo Antunes. Boa sorte

sexta-feira, 13 abril, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home