***paz, amor e liberdade***

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

A caricatura do Profeta - Part II (7/2/2006)

Este assunto levanta demasiadas questões delicadas. É realmente revoltante que em prol do fundamentalismo islâmico se rebelem tão catastroficamente por causa de uns desenhos, por mais ofensivos que fossem. Como diz a minha avó “não há direito!” Os desenhos foram só mais um pretexto, está claro!

Estas atitudes fazem-me lembrar os tempos de escola. Ela, a escola ficava nas proximidades de um bairro maioritariamente ocupado por cidadãos de etnia cigana e eles, os ciganos aproveitavam-se do medo que lhes tinham para cravar uns cigarros e umas moedas sem pedir por favor. Estão a ver, não é? Era ridículo porque se os tratássemos como iguais, sem lhes mostrar que receávamos que nos roubassem as sapatilhas e a carteira, mas também sem evidenciar a nossa revolta por eles terem a mania que mandavam e desmandavam, a coisa não passava dali. Os meus colegas preferiam dar a volta ao quarteirão a correr o risco de se cruzarem com algum cigano, porque nunca se sabia ao certo quando eles iriam “atacar”. Sempre achei que erguer a cabeça e responder um sereno “não, não tenho” era melhor. E olha-los nos olhos sempre. Mas enfim, muitas vezes eu guardava a carteira dos meus amiguinhos, porque de mim ninguém levava nada. Pronto, e também é verdade que sendo rapariga era menos provável que me pedissem fosse o que fosse.

Efectivamente não há direito. É inaceitável a repercussão que os “cartoons” estão a ter. E como alguém me ensinou, por vezes é preciso ir à guerra para ter paz, mas continuo a defender que a reacção islâmica era previsível e que por isso a época não é a ideal para brincar com certos temas e com certas susceptibilidades.

Tenho pensado que a esperança está nas mulheres! Temos de apostar mais naquelas campanhas que lhes velam os direitos, de modo que possam ter uma voz mais activa nas suas sociedades. Estou certa de que quando a maioria delas for capaz de ler O Corão irão desmistificar essas práticas hediondas ditadas por homens (que fique claro) que têm vindo a fazer tremer o planeta.

3 Comments:

Blogger Pétala said...

Comentário de little-blue-sheep salvo pelo e-mail:

oi!
é só para agradecer a tua visita ao meu cantinho!
continua a aparecer porque os teus comentários são smepre bem-vindos!
:D
bjocas e até já!

sábado, 11 fevereiro, 2006

 
Blogger Pétala said...

Cementário de Humor Negro salvo pelo e-mail:

obrigado pela visita Pétala. também gostei das tuas «razões», mais sérias e consequentes que as minhas, a bem dizer. ;-)

sábado, 11 fevereiro, 2006

 
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »

sexta-feira, 16 fevereiro, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home